quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HIPOTIREOIDISMO DOENÇA MUITO COMUM; ALÉM DO EXCESSO EMBORA SEM EFICIÊNCIA E DA FALTA DE HORMÔNIOS, HÁ TAMBÉM OS NÓDULOS QUE, EM ATÉ 95% DOS CASOS SÃO BENIGNOS.

SUA FORMAÇÃO ESTÁ RELACIONADA À ANATOMIA DA GLÂNDULA, QUE É RUGOSA E COBERTA POR FOLÍCULOS ONDE SÃO ESTOCADOS OS HORMÔNIOS, NA FORMA DE UM LÍQUIDO ESPESSO COLOIDAL, OS HORMÔNIOS RELEVANTES SÃO LEVOTIROXINA OU TETRAIODOTIRONINA –T4, TRIIODOTIRONINA OU T3, SEM OS QUAIS NÃO É POSSÍVEL SOBREVIVER, A MENOS QUE OCORRA A REPOSIÇÃO, A TIREÓIDE É TÃO IMPORTANTE E RELEVANTE, QUE NÃO EXISTE VIDA SEM ELA. ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA:



Resultado de imagem para O hipotireoidismo é a doença


O hipotireoidismo é a doença, que mesmo subclínica, no limite de suas funções, compromete o bem estar das pessoas que sofrem deste problema. Se considerarmos os dados da OMS – Organização da Saúde, órgão da ONU que administra a saúde mundial, sendo que aproximadamente 20 % da população do planeta, apresentam algum problema relacionado com o hipotireoidismo, e infelizmente 80 % dos casos estão presentes em mulheres, mas também acomete crianças e idosos de maneira muito frequente. No caso das crianças recém-nascidas através do teste do pesinho se detecta precocemente os problemas que eventualmente podem acometer os neonatos.  Hipotireoidismo ou hipotireoidismo subclínico é a deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireoide;  a triodotironina (T3) e a tiroxina ou levotiroxina (T4). 
Essa condição provoca fadigasonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, levando ao sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra - abdominal diminuição da frequência cardíaca e mixedema, que é um tipo de inchaço que se desenvolve no corpo inteiro, e além desses problemas, podem ocorrer na deficiência de triiodotironina  T3 e da tiroxina-T4 ou levotiroxina, hormônios que são essenciais porque interferem em vários controles do organismo, como os batimentos cardíacos, a temperatura, o metabolismo (conjunto de mecanismos químicos necessários ao organismo) que pode ficar mais rápido ou lento, e os movimentos intestinais. Por isso, quando estão em falta ou em excesso, o corpo todo imediatamente entra em colapso. Há várias causas distintas para o hipotireoidismo relevante, sendo que a mais comum é a inflamação da glândula tireoide, que danifica as células.   A tireoidite de Hashimoto também é uma causa importante auto imune e também aparece com grande freqüência. Outra causa comum é a terapia com radiação na região do pescoço para tratar diversos tipos de câncer, que pode danificar a glândula.  A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotireoidismo relevante pode levar até ao coma e eventualmente ao óbito, porém sua prevalência tem diminuído em todo o mundo devido aos programas governamentais de adição de iodo à alimentação (especialmente ao sal de cozinha), entretanto recente pesquisa tem considerado que o oposto, ou seja, o excesso de iodo poderia também levar ao comprometimento do processo autoimune, no caso de tireoidite de Hashimoto, entretanto carece de mais estudos para esta conclusão. Defeitos congênitos também causam hipotireoidismo relevante; o hipotireoidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.
O fato inquestionável do hipotireoidismo a ser considerado, é que em o hormônio tireoidiano sendo o maestro na distribuição dos principais hormônios e substancias metabólicas, suas diminuições em nosso organismo, que é frequente, é um verdadeiro desastre para as pessoas acometidas desta deficiência e deve ser corrigido o mais precoce possível para um bom funcionamento vital do ser humano.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.
No caso das crianças recém-nascidas através do teste do pesinho se detecta precocemente os problemas que eventualmente podem acometer os neonatos...     
http://hipotireoidismosubclinico.blogspot.com

2. O hipotireoidismo relevante pode provocar  fadigasonolência, lentidão muscular, aumento do peso corporal, levando ao sobrepeso, obesidade, obesidade visceral, intra - abdominal diminuição da frequência cardíaca e mixedema, que é um tipo de inchaço que se desenvolve no corpo inteiro... 
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3.
A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotireoidismo relevante...

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
PROF. DR. JOÃO SANTOS CAIO JR ET DRA HENRIQUETA V. CAIO, 25 JULHO 2011, São Paulo -  Brasil, Robert H. Willians, MD , Sidney H. Ingbar -  MD, Kenneth A.Woeber Chefe prof. Dr. Texas University, chief of Division of Endocrinology and Metabolism, 
Texas University Health Science Center, San Antonio.


CONTATO: 
Fones: 55(11) 5572-4848 /(11)5087-4404/ (11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA - HIPERTIREOIDISMO: UMA DOENÇA QUE SE NÃO BEM DIAGNOSTICADA PODE TRAZER SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE, COMPROMETENDO TAMBÉM O SISTEMA CARDIOVASCULAR.



Resultado de imagem para O hipotireoidismo é a doença

O termo hipertireoidismo é usado para caracterizar a hiperfunção da glândula tireóide e o termo tireotoxicose está relacionado às manifestações clínicas e bioquímicas devido ao excesso dos hormônios tireoidianos nos tecidos do organismo, independente da causa. Ela afeta principalmente mulheres entre a 5ª e a 7ª décadas de vida, já pacientes que desenvolvem Doença de Graves, a desenvolvem em torno de 20 a 40 anos de idade. A Doença de Graves é a causa mais comum de tireotoxicidade com cerca de 60 a 80% dos casos, 10 a 30% corresponde ao bócio nodular tóxico, 2 a 10% ao adenoma tóxico e outras tireoidites. Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa. Nos idosos, o quadro clínico pode ser ausente ou leve e se manifesta através de arritmias cardíacas como a fibrilação atrial ou depressão, hipertireoidismo apático. A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão dele mesmo) chamada Doença de Graves. Outras causas do hipertireoidismo incluem o bócio multinodular (aumento do volume da glândula que leva a produção excessiva dos hormônios), os tumores da glândula tireóide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireoidiano e a ingestão excessiva de iodo. 
Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico, durante a história clínica e o exame físico do paciente. Adicionalmente, exames laboratoriais podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico e definir a causa, tais como: TSH (hormônio estimulante da tireóide): o (hormônio estimulante da tireóide)TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (triiodotironina - T3 e levotiroxina - T4), quando a produção desses hormônios está alta, o nível do (hormônio estimulante da tireóide)TSH diminui, e quando está baixa, o nível do (hormônio estimulante da tireóide)TSH aumenta para estimular a produção dos hormônios tireoidianos. Um nível sanguíneo baixo do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo. Se o nível do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é muito baixo, é importante também checar os níveis dos hormônios tireoidianos para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo. T4 - levotiroxina livre e T3 - triiodotironina livre (são os hormônios tireoidianos ativos): quando o hipertireoidismo se desenvolve, os níveis de T4 e T3 sobem acima dos valores normais. TSI (imunoglobulina estimulante da tireóide): é uma substância frequentemente encontrada no sangue quando a Doença de Graves é a causa do hipertireoidismo. Este teste não é solicitado rotineiramente, uma vez que ele raramente interfere nas decisões do tratamento. Os principais sintomas do hipertireoidismo são: Intolerância ao calor, Fraqueza e cansaço, Palpitações, Dificuldade respiratória, Nervosismo, Perda de peso, Rouquidão, Cabelos finos, Queda dos cabelos, Unhas finas e quebradiças, Sensação de corpo estranho nos olhos, Alteração do ciclo menstrual, Dificuldade de deglutição. 


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista e Neuroendocrinologista
CRM 20611


Dra.Henriqueta V.Caio 
Endocrinologista e Medicina Interna 
CRM 28930 

COMO SABER MAIS: 
1. O termo hipertireoidismo é usado para caracterizar a hiperfunção da glândula tireóide e o termo tireotoxicose está relacionado às manifestações clínicas e bioquímicas devido ao excesso dos hormônios tireoidianos nos tecidos do organismo, independente da causa...
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Metabologia

2. Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico, durante a história clínica e o exame físico do paciente...
http://www.vanderhaagenbrazil.com.br/page_1254405110406.html

3. Um nível sanguíneo baixo do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo...
http://drcaiojr.site.med.br/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Kisakol,G.,A Kaya et al.Bone and calcium metabolism in subclinical autoimmune hyperthyroidism and hypothyroidism.Endocr J, v.50.
Bertoli, A.,A. Fusco, et al.Effect of subclinical hypothyroidism and obesity on whole-body and regional bone mineral content.horm Res, v57, n.3-4. Evered,D.C.,B.J.Ormston,et al.Grades of hypothyreoidism Br Med J, v.1.-Vânia Araújo Andrade, Ana Luiza Maia, Jorge Luiz Gross, Sandra Pinho Silveira - Rotinas Diagnósticas de Endocrinologia.





CONTATO: 
Fones: 55(11) 5572-4848 /(11)5087-4404/ (11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=17