quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA - HIPERTIREOIDISMO: UMA DOENÇA QUE SE NÃO BEM DIAGNOSTICADA PODE TRAZER SÉRIAS CONSEQUÊNCIAS À SAÚDE, COMPROMETENDO TAMBÉM O SISTEMA CARDIOVASCULAR.



Resultado de imagem para O hipotireoidismo é a doença

O termo hipertireoidismo é usado para caracterizar a hiperfunção da glândula tireóide e o termo tireotoxicose está relacionado às manifestações clínicas e bioquímicas devido ao excesso dos hormônios tireoidianos nos tecidos do organismo, independente da causa. Ela afeta principalmente mulheres entre a 5ª e a 7ª décadas de vida, já pacientes que desenvolvem Doença de Graves, a desenvolvem em torno de 20 a 40 anos de idade. A Doença de Graves é a causa mais comum de tireotoxicidade com cerca de 60 a 80% dos casos, 10 a 30% corresponde ao bócio nodular tóxico, 2 a 10% ao adenoma tóxico e outras tireoidites. Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza. Mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa. Nos idosos, o quadro clínico pode ser ausente ou leve e se manifesta através de arritmias cardíacas como a fibrilação atrial ou depressão, hipertireoidismo apático. A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão dele mesmo) chamada Doença de Graves. Outras causas do hipertireoidismo incluem o bócio multinodular (aumento do volume da glândula que leva a produção excessiva dos hormônios), os tumores da glândula tireóide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireoidiano e a ingestão excessiva de iodo. 
Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico, durante a história clínica e o exame físico do paciente. Adicionalmente, exames laboratoriais podem ser utilizados para confirmar o diagnóstico e definir a causa, tais como: TSH (hormônio estimulante da tireóide): o (hormônio estimulante da tireóide)TSH é um hormônio que regula a produção dos hormônios tireoidianos (triiodotironina - T3 e levotiroxina - T4), quando a produção desses hormônios está alta, o nível do (hormônio estimulante da tireóide)TSH diminui, e quando está baixa, o nível do (hormônio estimulante da tireóide)TSH aumenta para estimular a produção dos hormônios tireoidianos. Um nível sanguíneo baixo do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo. Se o nível do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é muito baixo, é importante também checar os níveis dos hormônios tireoidianos para confirmar o diagnóstico de hipertireoidismo. T4 - levotiroxina livre e T3 - triiodotironina livre (são os hormônios tireoidianos ativos): quando o hipertireoidismo se desenvolve, os níveis de T4 e T3 sobem acima dos valores normais. TSI (imunoglobulina estimulante da tireóide): é uma substância frequentemente encontrada no sangue quando a Doença de Graves é a causa do hipertireoidismo. Este teste não é solicitado rotineiramente, uma vez que ele raramente interfere nas decisões do tratamento. Os principais sintomas do hipertireoidismo são: Intolerância ao calor, Fraqueza e cansaço, Palpitações, Dificuldade respiratória, Nervosismo, Perda de peso, Rouquidão, Cabelos finos, Queda dos cabelos, Unhas finas e quebradiças, Sensação de corpo estranho nos olhos, Alteração do ciclo menstrual, Dificuldade de deglutição. 


AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista e Neuroendocrinologista
CRM 20611


Dra.Henriqueta V.Caio 
Endocrinologista e Medicina Interna 
CRM 28930 

COMO SABER MAIS: 
1. O termo hipertireoidismo é usado para caracterizar a hiperfunção da glândula tireóide e o termo tireotoxicose está relacionado às manifestações clínicas e bioquímicas devido ao excesso dos hormônios tireoidianos nos tecidos do organismo, independente da causa...
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Metabologia

2. Os sinais e sintomas característicos do hipertireoidismo podem ser detectados pelo médico, durante a história clínica e o exame físico do paciente...
http://www.vanderhaagenbrazil.com.br/page_1254405110406.html

3. Um nível sanguíneo baixo do (hormônio estimulante da tireóide) TSH é o melhor indicador de hipertireoidismo...
http://drcaiojr.site.med.br/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Kisakol,G.,A Kaya et al.Bone and calcium metabolism in subclinical autoimmune hyperthyroidism and hypothyroidism.Endocr J, v.50.
Bertoli, A.,A. Fusco, et al.Effect of subclinical hypothyroidism and obesity on whole-body and regional bone mineral content.horm Res, v57, n.3-4. Evered,D.C.,B.J.Ormston,et al.Grades of hypothyreoidism Br Med J, v.1.-Vânia Araújo Andrade, Ana Luiza Maia, Jorge Luiz Gross, Sandra Pinho Silveira - Rotinas Diagnósticas de Endocrinologia.





CONTATO: 
Fones: 55(11) 5572-4848 /(11)5087-4404/ (11)9.8197-4706 - TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002 

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-br&ie=UTF8&msa=0&msid=104690649852646187590.0004949cd4737b76430ff&ll=-23.578381,-46.645637&spn=0.001337,0.002626&z=17